No dia 11 de junho encerramos em grande estilo as comemorações do centenário do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

 

No dia 11 de junho encerramos em grande estilo as comemorações do centenário do Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Com o coração em festa reunimos: pais, alunos, ex-alunos, Direção, professores, funcionários, representantes de outras escolas e comunidades das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo de diferentes estados do Brasil.
 
Logo após a missa, a orquestra do Corpo de Bombeiros encheu de alegria o pátio do Colégio, num requintado e fraterno coffe break.
 
A seguir as comemorações tiveram seu auge no Teatro do Colégio. O acolhimento foi feito pelas crianças da Educação Infantil e Fundamental I com a apresentação encantadora Fanfarra Mirim e do Coral “Sagrado em Canto”, sob a regência da Professora Maria do Carmo Peret Dias e da maestrina Lúcia Alves Melo.
 
Num segundo momento, o Ensino Fundamental II e Ensino Médio também tiveram o seu brilho. Os alunos fizeram uma retrospectiva da história do Sagrado em harmonia com a história de BH, e com os acontecimentos sócio-culturais do mundo desde o surgimento da Congregação da Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo até os dias atuais.
 
Foi feita uma homenagem especial à Madre Josefa e à Madre Maria, co-fundadoras da Congregação.
 
Para enriquecer mais nosso momento solene tivemos a presença do Grupo Acordes que deu um espetáculo ao apresentar um trecho da Ópera de Puccini. A ópera foi a metáfora do centenário Sagrado. Queremos que assim como a ópera, o nosso Colégio atravesse séculos e séculos.
 
A retrospectiva do Sagrado no tempo: da 1ª década aos dias de hoje, foi feita com apresentação de um ballet, nossas bailarinas delicadamente mostraram a evolução da cultura de cada época no vestuário escolar.
 
Também fizeram a platéia recordar, emocionadamente, os diferentes estilos de época através da música e da dança.
 
O Teatro vibrou coroando de maneira inesquecível as Comemorações do Centenário do nosso Colégio
 
                                        
Professora Rizete Maria Felipe Vega

O Colégio Sagrado Coração de Jesus recebeu da Câmara Municipal de Belo Horizonte uma homenagem de “Honra ao Mérito” pelos seus 100 anos de vida e valiosos serviços prestados à educação de crianças e jovens belorizontinos.

O Colégio Sagrado Coração de Jesus recebeu da Câmara Municipal de Belo Horizonte uma homenagem de “Honra ao Mérito” pelos seus 100 anos de vida e valiosos serviços prestados à educação de crianças e jovens belorizontinos. 

Estiveram presentes nesta cerimônia, que ocorreu no dia 09 de junho, no plenário da Casa a Diretora Geral  Irmã Fátima Marques, a Diretora Educacional Regina Folsta, Adriana Vilaça, Diretora Administrativa, além das Coordenadoras Pedagógicas, representantes dos professores e funcionários, alunos, ex-alunos, pais , Irmãs Servas do Espírito Santo e demais convidados. A Cerimônia foi presidida pelo Presidente da Casa Sr. Vereador Léo Burguês e o Vereador Adriano VenturaTambém na oportunidade o Deputado Paulo Lamarc prestou sua homenagem ao Colégio.

Orgulhosas do honroso tributo, as Irmãs  confirmaram, na pessoa da Irmã Fátima, sua Missão de servir à causa da Educação, mantendo sua fidelidade aos altos propósitos educacionais e da formação humana.

Os professores e Funcionários do Colégio também prestaram sua homenagem ao Sagrado, entregando às Irmãs uma placa comemorativa do Centenário. Sem dúvida, foi um momento de alegria e de orgulho para todos os que fazem parte da família Sagrado.

Em homenagem ao centenário do Sagrado, os alunos Daniel Zaidan, Mauro Barreto e Guilherme Oliveira, do 9º ano, sob a orientação dos professores Luciano Carielo e Eliana Melo, fizeram um vídeo, contando um pouco da história do colégio.
Confira, abaixo, o vídeo.

Centenário do Sagrado no Jornal Estado de Minas

Revista 100 anos

JOGOS INTERNOS DO SAGRADO

 

No dia 14/05 realizamos a Abertura dos “JIS”, Jogos Internos do Sagrado.

Contamos com a presença de toda nossa comunidade educativa.

Alunos da Educação Infantil, alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio desfilaram e fizeram apresentações artísticas sobre a Cultura dos Estados Brasileiros, onde as Irmãs Missionária Servas do Espírito Santo realizam sua missão.

Com a participação dos professores orientando os trabalhos de pesquisa, na elaboração das coreografias, dos cenários e na motivação dos alunos, obtivemos um belo espetáculo. 

As Diretoras, Coordenadoras, Secretária Escolar, Irmãs e algumas convidadas de honra compuseram a mesa e foram jurados do Evento.

Os pais e amigos dos alunos vieram abrilhantar nosso trabalho com sua presença, carinho e entusiasmo e aplausos.

Após as 10h30 iniciou-se a etapa seguinte: os alunos do Fundamental II e Médio disputaram várias modalidades esportivas e jogos como:

Vôlei, Handebol, Futsal, Tênis de Mesa, Peteca, Atletismo, Queimada, Imagem e Ação e Dama com muito respeito, garra, alegria e emoção nas manhãs de sábado e continuaram na segunda, terça e quarta feira.

Os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I participarão de vários jogos e brincadeiras nas tardes de quinta e sexta feiras.

E assim concluímos nossa semana dos Jogos Internos, mais uma comemoração do Centenário, em grande estilo.

Foi uma semana de construção e efetivação de laços de amizade, consolidação do respeito e dos limites, muita alegria e também algumas decepções pois ninguém gosta de perder….

Foi realmente uma semana inesquecível.

Parabéns a todos os envolvidos!

EQUIPE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Hino Centenário do Colégio Sagrado Coração de Jesus

O QUE É O HINO DO CENTENÁRIO?


O Centenário do nosso querido Colégio Sagrado Coração de Jesus ganhou um Hino.

Composto pela Professora de Música (Maria do Carmo Péret Dias) retrata a bela trajetória do conceituado Colégio “Sagrado Coração de Jesus”.

Foi o primeiro Colégio inaugurado em Belo Horizonte, quando a cidade tinha apenas 13 anos. Cresceram juntos: a Cidade e o Colégio.

E são tantas as histórias para contar…

O sacrifício das primeiras irmãs (da Congregação das Servas do Espírito Santo) para erguê-lo e levar à frente um grande ideal: a educação das meninas da “Capital das Alterosas”.

Como venceram tantos obstáculos?

Deixemos que uma estrofe do Hino nos conte a força da União na realização dos sonhos:

“Cem anos de muitos planos

Que florescem, pois são sagrados

Os sonhos, sempre acontecem

Quando juntos são sonhados”.

Hoje temos nosso célebre e amado Colégio, relíquia tombada pelo Patrimônio Histórico e que se faz, a cada dia, referência maior na educação de crianças e jovens, como sonharam um dia as primeiras irmãs.

E o Divino Espírito Santo, a divina chama que nos conduz, nos faz especiais:

“Somos filhos abençoados do

Sagrado Coração de Jesus”.

Confira abaixo o Hino do Centenário do Colégio Sagrado Coração de Jesus


 

HINO DO CENTENÁRIO DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Maria do Carmo Péret Dias

Mesclando orgulho e glória,

Um centenário a celebrar:

Tempo, raiz, memória,

Tanta história pra contar…

Belo Horizonte era criança,

Quanta esperança tivemos.

Crescemos juntos, compartilhamos,

Frutificamos, vencemos…

Cem anos, viagem, vida,

Bagagem a assegurar.

A missão sempre seguida:

Vocação para educar.

Cem anos de muitos planos

Que florescem, pois são sagrados.

Os sonhos sempre acontecem

Quando juntos são sonhados.

Divina luz, ama e emana

Da Santa chama que nos conduz.

Somos filhos abençoados                        BIS

Do Sagrado Coração de Jesus.               BIS

Café Cultural


Na noite do dia 19 de abril, tivemos o prazer de receber no nosso Espaço Cultural a comunidade escolar do Colégio Sagrado Coração de Jesus para oficializarmos mais um grande projeto, dentro das comemorações do centenário dessa instituição. Trata-se nada menos do que a noite de autógrafos de nossos alunos que, durante dois meses, escreveram seus próprios livros incentivados pelos seus professores e apoiados por seus familiares. Muitas obras literárias saíram das mãos das nossas crianças e de nossos jovens… Cada livro impresso traz em si a experiência de quem se arvora na magia da escrita.
Ainda nessa noite festiva, contamos com a presença do ilustre escritor Bartolomeu Campos Queirós que nos encheu de alegria com o relato de suas experiências e sua sabedoria de escritor e pensador. Foi homenageado pelos alunos do 6º ano, do Ensino Fundamental  que, com a ajuda de sua professora de Português, Rizete, levaram ao palco uma obra de Bartolomeu adaptada – “Correspondências”. Também os alunos do 1º. ano do Ensino Fundamental  brilharam junto com as professoras Denise Carneiro e Maria do Carmo Péret, que apresentaram a peça “O caso das bananas”. Peça adaptada da obra de Milton Célio de Oliveira Filho.
A seguir as fotos que testemunham e ilustram momento singular do nosso 1º semestre letivo.
Parabéns à nova geração de escritores!!!!
Mariane Lemos Capelli Nogueira – Professora de Língua Portuguesa do Ens. Médio

A PRAÇA JÁ NÃO É MAIS A MESMA…O Colégio Sagrado Coração de Jesus, adota a Praça Benjamim Guimarães, situada entre a Avenida Afonso Pena, Avenida Getúlio Vargas e Rua Ceará.

Como parte das comemorações de seu Centenário, o nosso Colégio entregou de presente à cidade de Belo Horizonte “a nova Benjamim Guimarães”. Remodelação dos canteiros, modernização e recuperação dos bancos, podas necessárias, limpeza geral trouxeram mais beleza ao espaço público e conforto para os moradores do entorno.

No dia 15 de março, a Diretoria do Colégio contou com a presença de autoridades municipais, o Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Sr.Vasco Araújo e o Secretário Municipal Regional Centro Sul, Sr. Fernando Cabral, juntamente com uma representação de alunos, professores e funcionários que descerraram a placa comemorativa de Adoção da Praça, ao som da Banda do Corpo de Bombeiros.

Algumas apresentações artísticas abrilhantaram o evento, tais como o Coral Infantil do Colégio, regido pela professora Lúcia Alves, com músicas de autoria da Professora de Música do Infantil, Maria do Carmo Péret. Houve também apresentação teatral dos alunos, aliando o Meio Ambiente ao tema Mulher, além da coreografia da música “Maria, Maria” (de Milton Nascimento e Fernando Brant) pelas alunas do Ensino Médio, em homenagem à Madre Josefa e Madre Maria, co-fundadoras da Congregação Missionária Servas do Espirito Santo.


“Sempre um Papo” também é Sagrado

No dia 28 de setembro Marina Colasanti lançou seu livro“Minha guerra alheia” da editora Record, no Espaço Cultural do Sagrado Coração de Jesus.

O “Sempre um Papo” integrou  às comemorações do Centenário do Colégio, ao convidar a premiada escritora Marina Colasanti para a palestra sobre o tema “Leitura e Vida”.